Critérios de Avaliação e Certificação da Gestão do Prêmio Quality
1 - Liderança
Este critério examina o Sistema de liderança das organizações e o comprometimento pessoal
de todo o pessoal no estabelecimento, na internalização, na disseminação e na prática de
valores, estratégias e diretrizes que promovam a excelência do desempenho da organização
e a cultura de aperfeiçoamento contínuo, levando em conta as necessidades de todas as
partes interessadas (clientes internos e externos).
2 - Estratégias e Planos
O critério Estratégias e Planos examina o processo de formulação das estratégias das
organizações, de forma a direcionar seu desempenho em favor dos clientes e determinar
sua posição de destaque diante das semelhantes, incluindo as estratégias, os planos de
ação e as metas desdobradas por toda a organização.Também analisa como ocorre a
operacionalização das metas das organizações, o controle e a comunicação interna
relacionada à consecução dos planos estratégicos.
3 - Clientes e Comunidade
Este critério examina como as organizações consideram as necessidades dos clientes e das
comunidades, divulga seus serviços, sua marca, sua marca e qual o seu relacionamento com
os clientes.O critério também examina formas de contribuição para o crescimento e
desenvolvimento social e da cidadania, as parcerias das organizações e o grau de
participação dos clientes no processo decisório da organização. Analisa ainda as
formas de medição e controle relacionados.
4 - Informação e Análise
O critério Informação e Análise examina como as organizações utilizam as informações para
a produção dos serviços e para a tomada de decisões, como utiliza e lida com as informações
comparativas e de que forma dissemina as informações para o desenvolvimento do trabalho.
5 - Gestão de Pessoas
O critério Gestão de Pessoas examina como são proporcionadas condições para o
desenvolvimento e utilização do potencial pleno das pessoas que compõem a força de trabalho,
em consonância com as estratégias das organizações. O critério também examina os esforços
das organizações para criar e manter um clima satisfatório, conduzindo à excelência de
desempenho, à participação e ao crescimento pessoal e da organização como um todo.
6 - Gestão e Processos
O critério Gestão de Processos examina o planejamento, controle e operacionalização dos
processos das organizações, incluindo os operacionais, os de apoio, os aspectos de entrega
de serviços aos clientes e também aspectos ligados aos fornecedores.Também examina a
utilização de atividades complementares para a melhoria dos resultados, bem como práticas
inovadoras adotadas.
7 - Ambiente
O critério Ambiente examina como os recursos são utilizados nas organizações, como se
procede à organização nos ambientes, como é feita a limpeza, quais os esforços são
desenvolvidos para a manutenção da saúde do efetivo e como ocorre o aprendizado das
questões ligadas ao ambiente e a evolução das atividades relacionadas.
O critério toma como padrão de excelência a prática do Programa 5S.
8 - Resultados
O critério examina os resultados das organizações em relação aos seus clientes, aos
processos operacionais e de apoio, à sua contribuição social e à sua preocupação com
o ambiente. O critério também examina o desempenho das organizações em relação às
informações comparativas pertinentes.
CACR ENGENHARIA E INSTALAÇÕES LTDA.
AR CONDICIONADO E CLIMATIZAÇÃO COM O SELO
QUALITY BRASIL 2002