Critérios de Avaliação e Certificação da Gestão do Prêmio Quality


1 - Liderança

Este critério examina o Sistema de liderança das organizações e o comprometimento pessoal de todo o pessoal no estabelecimento, na internalização, na disseminação e na prática de valores, estratégias e diretrizes que promovam a excelência do desempenho da organização e a cultura de aperfeiçoamento contínuo, levando em conta as necessidades de todas as partes interessadas (clientes internos e externos).

2 - Estratégias e Planos

O critério Estratégias e Planos examina o processo de formulação das estratégias das organizações, de forma a direcionar seu desempenho em favor dos clientes e determinar sua posição de destaque diante das semelhantes, incluindo as estratégias, os planos de ação e as metas desdobradas por toda a organização.Também analisa como ocorre a operacionalização das metas das organizações, o controle e a comunicação interna relacionada à consecução dos planos estratégicos.

3 - Clientes e Comunidade

Este critério examina como as organizações consideram as necessidades dos clientes e das comunidades, divulga seus serviços, sua marca, sua marca e qual o seu relacionamento com os clientes.O critério também examina formas de contribuição para o crescimento e desenvolvimento social e da cidadania, as parcerias das organizações e o grau de participação dos clientes no processo decisório da organização. Analisa ainda as formas de medição e controle relacionados.

4 - Informação e Análise

O critério Informação e Análise examina como as organizações utilizam as informações para a produção dos serviços e para a tomada de decisões, como utiliza e lida com as informações comparativas e de que forma dissemina as informações para o desenvolvimento do trabalho.

5 - Gestão de Pessoas

O critério Gestão de Pessoas examina como são proporcionadas condições para o desenvolvimento e utilização do potencial pleno das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias das organizações. O critério também examina os esforços das organizações para criar e manter um clima satisfatório, conduzindo à excelência de desempenho, à participação e ao crescimento pessoal e da organização como um todo.

6 - Gestão e Processos

O critério Gestão de Processos examina o planejamento, controle e operacionalização dos processos das organizações, incluindo os operacionais, os de apoio, os aspectos de entrega de serviços aos clientes e também aspectos ligados aos fornecedores.Também examina a utilização de atividades complementares para a melhoria dos resultados, bem como práticas inovadoras adotadas.

7 - Ambiente

O critério Ambiente examina como os recursos são utilizados nas organizações, como se procede à organização nos ambientes, como é feita a limpeza, quais os esforços são desenvolvidos para a manutenção da saúde do efetivo e como ocorre o aprendizado das questões ligadas ao ambiente e a evolução das atividades relacionadas. O critério toma como padrão de excelência a prática do Programa 5S.

8 - Resultados

O critério examina os resultados das organizações em relação aos seus clientes, aos processos operacionais e de apoio, à sua contribuição social e à sua preocupação com o ambiente. O critério também examina o desempenho das organizações em relação às informações comparativas pertinentes.




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